Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Quem são os Pretos Velhos?

Os Pretos Velhos na Umbanda são a representação da sabedoria, da paciência e do amor incondicional.

Mas para pegar uma carona na onda da irreverência, vamos falar desses senhorzinhos e senhorzinhas de uma forma bem descolada.

Os Pretos Velhos na Umbanda são como aqueles avôzinhos e avózinhas com um repertório infinito de “causos”, sábios conselhos e, claro, umas boas tiradas sarcásticas. Para dar uma visão mais leve e brincalhona, bora conhecer essa galera do “Conselho dos Ancestrais” em sua versão mais irreverente.

  1. Mestres do “Na minha época…”: Eles são os campeões de histórias do tipo “quando eu era jovem” ou “na minha época, era diferente”. E você, mesmo sabendo que pode ouvir uma longa história, nunca resiste e sempre pergunta!
  2. Cafézinho e cachimbo: Eles parecem ter um estoque infinito de café e tabaco. Se existisse um Starbucks no plano espiritual, os Pretos Velhos seriam os primeiros clientes, mas com um toque tradicional: um bom coado no pano.
  1. Sarcasmo nível mestre: Imagine aquela sua tia que não deixa passar nada e sempre tem uma resposta na ponta da língua. Os Pretos Velhos são tipo isso, mas com mais experiência. Eles te dão um conselho, mas não sem antes lançar aquela indireta bem humorada.
  2. Universidade da Vida: Se houvesse um PhD em “Vivências e Sabedoria”, os Pretos Velhos seriam os reitores. Cada ruga, cada olhar, tem uma lição. Eles não têm Google, mas têm algo melhor: memória e experiência de várias vidas!
  3. Os originais “slow living”: Enquanto todo mundo tá na correria, os Pretos Velhos são aqueles que lembram a todos para desacelerar, apreciar o momento e, quem sabe, sentar um pouquinho na varanda para admirar o pôr do sol.

Eles podem falar devagar, mas cada palavra é escolhida a dedo, como uma tracklist cuidadosamente preparada.

Adorei as almas…

Músicas e cantigas: Se você acha que conhece todas as músicas do mundo, tente uma rodada de karaokê com um Preto Velho. Eles vão te surpreender com melodias ancestrais que vão desde cantigas de ninar até aquelas que fazem todo mundo levantar e dançar!

Então, quando pensar nos Pretos Velhos, lembre-se desses avozinhos e avozinhas espirituais, com seus causos, risadas, conselhos e, claro, um carinho sem tamanho para dar. Ah! E não se esqueça: sempre tem um cafezinho passado na hora te esperando! ☕🧓👵🎶

Deixe um comentário