Erês, galera! Imaginem aqueles espíritos que são puro agito e diversão nas festas religiosas afro-brasileiras. Estamos falando dos erês, esses carinhas espirituais que são tipo as crianças travessas da galera dos orixás.
Esses sujeitos são como os pestinhas fofinhos do plano espiritual. Eles são o oposto daqueles seres carrancudos e sisudos, esses são pura animação e folia. Afinal, quem quer ter um ritual religioso chato e monótono, não é mesmo?
E não é só bagunça não, esses moleques espirituais também têm a sua importância.
Os erês são os representantes da juventude eterna. Eles estão sempre de boa, usando roupas super coloridas, pulando, dançando e fazendo uma verdadeira festa espiritual. Eles são tipo as estrelas do show nos terreiros de Umbanda e Candomblé.
Eles são como intermediários entre os humanos e os orixás, que são tipo os chefões lá do plano espiritual. Os erês trazem alegria, proteção e boas vibrações para quem os cultua.

Eles também simbolizam a renovação e a continuidade da vida, como um ciclo interminável de festa.
Nas festas religiosas, a galera faz oferendas de doces, brinquedos e outras coisinhas legais para agradar esses espíritos mirins e garantir que a farra espiritual continue.
Os Erês, na Umbanda, são as energias que representam a pureza e a inocência das crianças. Mas, para dar uma descrição mais irreverente e descontraída, imagine um grupo de crianças bagunceiras em um parquinho espiritual. Elas têm a sabedoria dos velhos, mas a pilha de um muleque que comeu dez pacotes de balas e corre por aí feito doido.
Então, basicamente, os erês são os verdadeiros festeiros do mundo espiritual, trazendo aquela energia positiva e alegria para as cerimônias religiosas.
Eles são a garantia de que a religião não precisa ser só coisa séria, mas também pode ser uma verdadeira festa! É o agito espiritual garantido, galera!
Salve os Erês!
- Linguajar diferentão: Em vez de falar como sábios anciãos, eles gostam mesmo é de um “pipa”, “bolinha de gude” ou “docinho”. Já imaginou pedir um conselho sério e receber a resposta “Mas, tia/tio, o que você precisa mesmo é de um pirulito de cereja!”?
- Fashionistas do plano espiritual: Se tem uma coisa que os Erês curtem é um look estiloso. Se fossem viver hoje, estariam com certeza em alguma rede social mostrando seus looks “à la parquinho” – com direito a bonés virados para trás, meias coloridas até o joelho e tênis que piscam.
- Energia sem fim: Sabe aquelas crianças que correm, correm e correm, e você fica só pensando “De onde sai tanta energia?”? Pois é, os Erês são tipo isso, mas no mundo espiritual. Eles estão sempre prontos para brincar, dançar e trazer alegria.
- Professores disfarçados: Por trás de toda essa aparência brincalhona e irreverente, os Erês são sábios. Eles trazem mensagens importantes, só que de uma maneira que só uma criança faria: simples, direta e, muitas vezes, com uma pitada de humor.
- Reis e rainhas da zoeira: Se tem uma coisa que eles sabem fazer bem é zoeira! Mas é sempre com um propósito. Às vezes, é através de uma risada ou de uma brincadeira que conseguimos enxergar as soluções para nossos problemas.

